É espetacular e digno de destaque o crescimento da rede social espanhola Tuenti nos últimos meses. Seus criadores produziram idéias importantes de agregador de pessoas/interesses, souberam executar e produzir um nicho (o país europeu) e aos poucos alcançam números dignos, próximos até mesmo os do Facebook.
A principal comunidade virtual na Espanha acaba de chegar nos 2 milhões de visitantes únicos e, de quebra, superou o elmundo.es, um dos mais respeitados meios do país, no quesito audiência.

Qual motivo de tanto sucesso?
Tuenti possui “base” pra fazer sucesso: vide a criação de seu nome
Sinceramente, muitos.
Começo pelo nome. Tuenti é uma mistura de conceitos. Uma mescla de pronomes que buscam iniciar uma conversa em espanhol, no caso Tu e Contigo, além é claro da existência da criação de uma identidade própria (identity, em inglês).
Apenas a característica de seu nome já atribui valor ao público-alvo: jovens. Muitos jovens, de 20 e poucos anos.
E não foi só isso.
No ar desde novembro de 2005, Tuenti é sim um fenômeno nos nichos de social networking. Sacou a idéia de “exclusividade”, característica que promoveu o boom do Orkut no Brasil, restringiu convites de até dez pessoas por indivíduo na rede e, aos poucos, soube crescer.
Em pouco tempo, atrelou valor, identificação e, como o produto é bom, sua fama foi “criada” rapidamente. Tudo isso é um bom exemplo de mídia espontânea, aquela discussão e agregador de idéias face-a-face.
Não precisou do viral, muito menos de vídeos chamativos no Youtube.
Simplesmente o produto Tuenti é bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário