II Texto da Disciplina Comunidades Virtuais
Prof.Dr. Walter Lima
Diólia de Carvalho
“Comunidades virtuais e epistemologia da tecnologia.”
O presente texto tem como ponto de partida Álvaro Vieira Pinto, O Conceito da Tecnologia. Através dele se comentará outros textos apresentados na disciplina, tendo como introdução a experiência paradigmática da autora.
1- Introdução.
Um curso de engenharia tem caráter estritamente técnico. O estudo do Cálculo e da geometria analítica ao longo dos três primeiros semestres levam o estudante `a construção do espaço tridimensional a partir de modelos ou funções matemáticas. Exceto a disciplina de estatística, mais de uma dezena de disciplinas exatas, adequada ao intento da técnica escolhida como profissão (edificações de moradias, indústrias alimentícias, aparatos eletrônicos ou mecânicos e afins) são acrescidas ao currículo acadêmico. Ao fim do curso, um engenheiro constituir-se-a num ser capaz de executar qualquer tarefa, seja pela capacidade em ler manuais, seja pelo raciocínio rápido desenvolvido e treinado para a resolução de problemas após rápida análise das circunstâncias. Talvez o engenheiro seja um ser sempre a procura de soluções rápidas e práticas para o mundo e a comunidade a que pertence. Num raciocínio triangular onde tudo tem começo, meio, fim; levantamento de dados, análise e solução; introdução, desenvolvimento e conclusão. Um mais dois igual a três. Sempre.
Um engenheiro é capaz de exercer o jornalismo. Baseado na observação e quiçá aperfeiçoamento da técnica.
2- A Tecnologia de Álvaro Vieira Pinto. Referência.
De toda bibliografia lida até o presente momento do curso, o texto de Álvaro Vieira Pinto merece destaque. Quando o professor-orientador menciona que a obra completa compõe-se de 2 volumes, a questão central constitui-se em:
Como foi alguém capaz de ir tão a fundo na análise da palavra “tecnologia” ?
O texto faz estardalhaços na mente mais treinada para otimização de execução de tarefas e solução de problemas. Um engenheiro em princípio, pode ter dificuldade em concentrar-se, dada a grandeza subjetiva do tema. Vencida a barreira inicial do contato com o desconhecido, um texto dialético, denso, vem o desconforto físico: sono, dores de cabeça, cuja explicação passaria por alterações nas sinapses, visto tratar-se de assunto fora da triangulação habitual e rápida do começo, meio e fim. Para o engenheiro, o fim, o produto acabado, a conclusão ou veridicto, consiste em sua glória. ÁlvaroVieira Pinto, assim como outros filósofos, quebra a possibilidade do desfecho. O texto tem como fim o seu meio, discorrer o assunto, uma única palavra: tecnologia.
Estando longe de ser represente da área de exatas, embora tenha formação de primeira linha na área, as palavras de Álvaro certamente incomodam `aqueles que, como a autora deste texto, foram preparados para ter como “tecnologia” o mero arsenal de técnicas visando solução dos problemas da humanidade em sua macro ou micro dimensão. Longe está o desdém pela formação acadêmica que exerci por 13 anos e cujo modus operandi , até o momento, só me trouxera vantagens.
A critica de Álvaro Viera Pinto, acerca do deslumbramento contemporâneo com a tecnologia, livrando-a da condição da panacéia ou causadora dos males modernos, é, sem sombra de exageros, a despeito do número de páginas, monumental!
3- Wikinomics, o assombrado Carl Sagan e o Conhecimento compartilhado nas Comunidades Virtuais, uma integração entre as teorias do capital social e da cognição.
Wikomics constitui-se em bálsamo para aqueles que estão no mercado de trabalho ou o analisam. Carl Sagan é brilhante. Entretanto, em tempos de LHC e procura do bóson de Higgs, seria indelicado taxar como pseudociência assuntos que, sob um novo olhar quântico possa vir a se constituir de algo explicável e tangível. No melhor das hipóteses caberia uma observação critica quanto a adoção de princípios ainda sem comprovação pela comunidade científica séria, dedicada.
O artigo de Chão-Min Chiu, Meng-Hsiang Hsu e Eric T.G. Wang acerca da pesquisa com usuários de uma comunidade virtual de conhecimento específico me mostrou de forma clara como o pesquisar acadêmico propõe com humildade as limitações do próprio estudo, quando diz que não avaliaram as pessoas que visitam a comunidade mas não compartilham seu conhecimento, bem como deve, o bom pesquisador, deixar acessas as luzes dos caminhos que outros, no futuro, possam trilhar a fim de melhor contribuir com a academia.
4- Observações
Profundamente alterada com a nova perspectiva que o estudo das Ciências Sociais Aplicadas traz ao meu pensamento crítico, me coloco certamente aquém, em termos de patamar epistemológico inicial, daqueles que tem sua formação acadêmica em Ciências Sócias Aplicadas. Contudo, faria a seguinte provocação, no âmbito do estudo das Comunidades Virtuais, embasada na necessidade de uma abordagem mais ampla do conceito de tecnologia apregoada por Álvaro Vieira Pinto, que inclusive faz parte do título da modalidade do mestrado em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero: que no caráter da interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade, para o melhor entendimento das interfaces em que operam as comunidades virtuais, fosse interessante agregar `a ementa do curso, princípios de tecnologia da informação. Sem pudor, estudar o necessário da área de exatas quer seja para entender as limitações da técnica ou possibilidades inexploradas pela insensibilidade social de quem faz a técnica. Não se apregoa aqui a especialização, mas exemplificando, como o aprendizado do módulo básico em língua inglesa. Permitindo que se sobreviva, manifestando gosto e necessidades sem que isso signifique que se possa sair por aí dando entrevistas em inglês.
No texto escrito pelos membros de departamentos de gerenciamento de informação, TI, por exemplo. Eles tabularam seus dados possivelmente em uma curva e forneceram várias tabelas com sobre expectativas e identificação dos membros da comunidade virtual. Seria interessante saber quais signos remetem os números ali depositados.
O estudo das teorias matemáticas me parece o caminho natural para o aprofundamento científico, assim como o estudo filosófico e social seriam primordiais para quem planeja o emprego da técnica na sociedade.
O conceito de inter ou transdisciplinaridade se verifica na vida dos homens que produzem grande saber.
Álvaro Vieira Pinto, nascido em 1909, graduou-se em medicina. As pesquisas o introduziram no universo da teoria matemática. Daí para a História da Filosofia, depois de um ano passado na Sorbonne, foi o caminho natural seguido por um homem que certamente era apaixonado pelo pesquisar científico e deixou uma obra valorosa, memorável.
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